top of page
WhatsApp Image 2021-04-13 at 14.21.34.jp
Buscar

Saiba o que é o golpe do falso mecânico e como evitar cair nele

Foto do escritor: MOREIRA SEGUROSMOREIRA SEGUROS

Já ouviu falar do golpe do falso mecânico? Uma estratégia criminosa antiga, mas que ainda funciona, está se tornando cada vez mais comum, principalmente com idosos e mulheres.



O golpe funciona como uma espécie de estelionato, envolvendo vítimas com pouco ou nenhum conhecimento sobre mecânica de automóveis.

Para você ficar atento e não ser a próxima vítima, vamos detalhar como acontece a fraude e as principais dicas para você se prevenir, evitando dor de cabeça e um grande prejuízo.


O que é o golpe do falso mecânico?

Um golpe que começou nas estradas e acabou se tornado comum em grandes cidades, é aplicado em locais de difícil acesso, como marginais ou lugares isolados, onde a vítima não tem muito o que fazer caso seu carro tenha algum problema.

As abordagens podem variar, mas o golpe do falso mecânico tem sempre o mesmo final: vítimas pagando pequenas fortunas por consertos desnecessários.


Como acontece o golpe do falso mecânico?

Geralmente ocorre dessa forma: você está dirigindo o carro por uma rodovia ou cidade e percebe ou é avisado sobre um estouro, fumaça ou vazamento de óleo vindo do veículo.

Assustado, você estaciona o automóvel no acostamento e alguém então te aborda para alertar o possível problema. Em seguida, ele se prontifica a arrumar o defeito na hora ou liga para alguém trazer determinada peça. Você paga pelo conserto, que varia entre R$ 1 mil a R$ 5 mil, dependendo do grau de desespero da vítima, e o falso problema é resolvido.

Essa pessoa que se passa por alguém prestativo e solícito, normalmente, finge ser um mecânico (daí o nome “falso mecânico”), e pode ainda se identificar como dono de oficina ou de concessionária. A propósito, o estelionatário pode estar com roupas de mecânico e falar que a oficina dele é parceira do seu seguro (caso tenha), justamente, para dar mais autenticidade à ação.

Outra maneira de a fraude ocorrer é em casos de falsos vazamentos de óleo, mais difíceis de serem notados pelos motoristas, fazendo que eles tenham mais propensão a parar o veículo. O falso mecânico abre o capô e derrama um pouco de óleo sobre o motor, fazendo com que evapore uma fumaça preta e a vítima acredite no problema.

Pronto. Está armado o golpe do falso mecânico.


De que forma o consumidor pode ser prejudicado?

Assim que o suposto problema é apresentado à vítima, o falso mecânico se propõe a buscar uma peça repositora em uma oficina próxima ao local. Essa peça costuma ter uma qualidade menor do que a retirada do carro e, normalmente, é cobrada por um valor bem abaixo do mercado.

Desesperada, a pessoa aceita. Então, o golpista coloca um módulo defeituoso ou velho no seu carro e vai embora com o equipamento bom e o dinheiro no bolso da vítima no bolso.

Em muitos casos, quando o falsário diz que a oficina dele é parceira do seu seguro, ele garante que o valor pago a ele na hora será ressarcido pela seguradora assim que o falso conserto for informado. Obviamente, quando entrar em contato com o seguro, perceberá que foi vítima do golpe.


Quem costuma ser o alvo?

As principais vítimas são as pessoas que, aparentemente, não são muito familiarizadas com mecânica e peças automotivas. Normalmente, esse público é composto por mulheres e idosos. Não significa que homens mais jovens não caiam, mas a tendência dos criminosos é acreditarem que eles têm menores chances de cair na fraude.

Geralmente, são dois criminosos. O primeiro costuma escolher a vítima ao olhar pela janela do carro. Quando se encaixam no perfil, mulheres e idosos, o sinal (estouro, fumaça ou vazamento) é dado para que o segundo possa agir.


Cuidado redobrado ao telefone

Outra forma de estelionatários aplicarem esse golpe é através de ligações telefônicas, conforme mostram reportagens de casos ocorridos em alguns estados do País, como São Paulo, Goiás, Pernambuco e Pará. Os criminosos ligam para números aleatoriamente, fingindo ser um parente da vítima, geralmente, um sobrinho ou um primo.

Quando a pessoa do outro lado da linha reconhece ou tenta adivinhar qual parente está falando, eles se passam por um falso familiar, dizendo que o carro quebrou e que está sem dinheiro para pagar o guincho.

Com a insistência feita pelos criminosos, a vítima acaba cedendo e depositando os valores pedidos para contas bancárias de terceiros, achando que está ajudando um parente em perigo.


Quais as melhores maneiras de se proteger desse tipo de golpe?


Não pare o veículo somente com o barulho de estouro

Quando estamos dirigindo, é normal que qualquer barulho desconhecido cause certo espanto e, até mesmo, nos force a parar o veículo. Mas, sabendo do golpe do falso mecânico, todo cuidado é pouco e a nossa recomendação é que você jamais pare o carro — principalmente, em ruas ou rodovias desertas.


Não aceite ajuda de estranhos

Não aceite conselhos ou ajuda de estranhos. Lembre-se: qualquer pessoa solícita demais pode ser um golpista em potencial. Caso precise de uma assistência, considere ligar para sua seguradora ou levar o veículo até um local confiável.


Não forneça seus dados para terceiros

Jamais ofereça informações pessoais a desconhecidos. E não estamos falando apenas do número e senha do seu cartão de crédito, mas também de documentos básicos, como o RG, o CPF, o título de eleitor ou, simplesmente, o seu endereço residencial.

Esses dados só devem ser fornecidos caso você entre em contato com a seguradora e o consultor precise confirmar a sua identidade. Se não, mantenha sempre os documentos na carteira para evitar fraudes ou que pessoas mal-intencionadas utilizem essas informações para realizar cadastros falsos e até clonagem.


Mantenha a revisão em dia

Deixar a revisão do veículo completa também é um método eficiente para não cair no golpe do falso mecânico.

Com essa estratégia, você terá a certeza que seu veículo está em bom estado e, logo, não precisará estacionar ou suspeitar de que há problemas no motor.

Não só isso. A manutenção ainda consegue garantir outros benefícios exclusivos, como:

● a possibilidade de manter o consumo de combustível em níveis adequados;

● prolongar a vida útil dos pneus;

● mantém as peças em excelente estado de funcionamento;

● evitar gastos desnecessários com consertos e reparos.


Conheça o básico de mecânica

É fundamental conhecer um pouco mais sobre a estrutura do carro, especialmente, em relação ao cabo da bobina do motor — que costuma ser o foco desses golpes.

Outra maneira de evitar é prestando a atenção ao painel do seu carro, que em muitos carros, quando existe um problema com o motor, ou qualquer outra função que afete diretamente o funcionamento correto e seguro do veículo, uma ou mais luzes indicativas são acionadas no painel.


Estacione em lugar seguro

Se você realmente precisa parar para dar uma olhada no carro, faça isso em local seguro como, por exemplo, um posto de combustível.


Entre em contato com a Moreira Seguros

Outra opção caso você não saiba o que fazer para evitar cair nesse tipo de golpe, considere entrar em conosco. 41 9 9957-6508 41 3082-8252


Moreira Seguros

“ As melhores soluções em seguros para você e sua empresa “




 
 
 

Comments


bottom of page